Bom, hoje pela manhã quando estava no caminho para o trabalho, escutei uma pergunta que ficou martelando em minha mente: Como um vereador, deputado ou senador pode ficar rico em tão pouco tempo com o salário quem ganha?
Mas é claro que todos sabemos a resposta. Mas qual nossa ação diante de tanta roubalheira? Aparecem tantos carros importados, mansões luxuosas, filhos que estudam no exterior, e por ai vai. São inumeras as evidências que o dinheiro do pai que trabalha o dia inteiro, dando duro, cai no bolso desses que nem sei se posso chamar de cidadão, porque cidadão é aquele que pratica o ato de cidadania, ato de ajudar ao próximo, de possuir ética e lealdade com a sociedade.
Por que o próprio pai de família não reclama desses atos que estão estampados em seu suor? Ah... boa essa! Porque como o sujeito tem tempo de reclamar, se ele sai pela manhã cedinho pra trabalhar e só volta quando o sol se pôr pra casa? O deputado, vereador, senador ou presidente da república terá tempo de lhe atender após seu expediente? Não né? Não existe esse parlamentar que trabalhe em tempo de poder escutar os problemas e as expectativas de seu povo, ou pelo menos do povo que o elegeu. Mas então qual seu dever senão esse? Ficar imaginando problemas sem saber qual a origem deles? Ou inventar soluções superficiais? Na verdade, nem um, nem outro. Os problemas estão ai para os olhos de quem quiser ver e na pele de quem sente, que não é o caso de nenhum parlamentar.
Assim, podemos abrir a boca sem nenhum medo de estar fazendo injustiça e dizer que os que sentam nas cadeiras das câmaras e assembléias não são os que vão saber resolver os problemas da sociedade marginal, o problema da saúde, da educação e muitos outros que existem por ai. Mas fica a pergunta pra quem quiser pensar: Se eles não podem, ou não sabem resolver, por que continuam no PODER?
Caricatura Manuel Fernandes
Há 4 meses